domingo, 14 de março de 2010

Carrões de Sonho: o novo nicho dos sedans superesportivos vem dando o que falar...




                              Porsche Panamera: pivô da nova categoria

algum tempo atrás alguns dos fabricantes carregavam a clássica premissa de produzir modelos voltados apenas a um determinado nicho de mercado, jurando que nunca fabricariam determinado tipo de modelo, porque não ‘combinava’ com a tradição que a marca vinha desempenhando há anos.

Porém o que elas não contavam era com o aumento de consumidores exigentes, e as altas e baixas das bolsas de valores, que aconteceram nas últimas três décadas do século XX e início do Século XXI. Seria impossível aceitar há três décadas atrás que um dia a Porsche, por exemplo, viria a fabricar um outro modelo que não fosse com carroceria coupé ou conversível, o que se tornou possível, graças a crise que a empresa passava no início desta década.

Já em tempos atuais, os puristas da esportividade, se conformaram ao ver que mesmo em outras categorias, a marca de Stuttgart honra a sua aura esportiva, quer seja pela lendária família 911, ou pelos ‘novatos’ Cayenne e Panamera. Este último acabou desencadeando uma verdadeira corrida entre os fabricantes de super esportivos para o desenvolvimento de um modelo com quatro portas.



Porsche Panamera






A ousadia da Porsche parece ter surtido efeito. A ansiedade, ou o ódio, de alguns fãs da marca redimiram ao luxuoso, potente e esportivíssimo “sedan super esportivo”. Tanto que as primeiras impressões do modelo pela imprensa especializada foram muito boas. O Panamera está disponível em três versões, Panamera S, Panamera 4S e Panamera Turbo, todos dotados de um motor oito cilindros de 4.8 litros, e com potências entre 400 cv a 6.500 rpm e 500 cv a 6.000 rpm na versão Turbo. As performances do modelo são impressionantes, e variam entre cada versão.

Segundo a Porsche, o Panamera S faz de 0 a 100 Km em apenas 5,6 segundos, já a versão 4S consegue essa marca em 5,0 segundos, e a poderosa Turbo, em míseros 4,2 segundos, porém em um teste realizado na edição 600 de Janeiro deste ano da Revista Quatro rodas, o Panamera Turbo bateu o recorde em aceleração de 0 a 100 Km em apenas 3,8 segundos na pista de testes da TWR em Limeira, São Paulo.

A velocidade máxima do modelo, segundo a fábrica, varia entre 285 Km/h versão S, 282 Km/h na 4s e finalmente 303 Km/h na versão Turbo. O modelo é o primeiro da estirpe dos quatro portas super velozes, na Europa o modelo já está a venda em alguns países, no Brasil só a partir do segundo semestre.







Porsche Panamera: modelo que inaugura uma nova nova era dos sedans esportivos, já se encontra à venda em alguns mercados na Europa. 



Aston Martin Rapide





O principal rival do Panamera é este modelo da lendária marca inglesa imortalizada por David Brown, o’ DB’ , dos modelos Aston. O Rapide nasceu justamente com a mesma proposta de seu rival alemão, além de ser um sofisticado modelo que leva toda a elegância e charme dos carrões da marca, além de ampliar aoferta de produtos, no competitivo e exigente mercado mundial dos bólidos de rua.

Além da busca por mais espaço, esse modelos oferecem toda a segurança e velocidade dos modelos de pista. O Rapide possui o antológico motor V12 da Aston Martin de 6.0 litros, que desencadeia 470 cavalos na pista, e alcança performances, segundo dados de fábrica, como aceleração de 0 a 100 km em apenas 5.2 segundos e velocidade máxima de 296 km/h.

Atualmente passa por últimos ajustes de fábrica, antes de ir para as lojas. Assim como o Panamera, o Rapide é bastante esperado nas lojas, e é um dos novos superesportivos revolucionários deste início da segunda década d século XXI.







Aston Martin Rapide: o segundo da lista dos super sedans também entrará no mercado mundial a partir deste ano.



Lamborghini Estoque





Apresentado como conceito no Salão de Paris de 2008, o Estoque será a proposta da lendária fábrica italiana de Sant’Ágata Bolognese, no novo nicho dos super esportivos com duas portas a mais. Outro que como o Panamera, caso entre em produção, será o primeiro dos Lamborghini com quatro portas em toda a história da marca.

Por pertencer ao Grupo Volkswagen, a Lamborghini tem seus carros desenvolvidos em parceria com a Audi, o que pressupõe-se que, o Estoque compartilhe o seu motor tanto com os modelos da marca em produção, quanto com os futuros motores que a Audi está desenvolvendo para o R8, como o V12 que apareceu em uma versão conceitual do esportivo da marca alemã.

O Estoque mede 5,15m de comprimento, 1,99 de largura e apenas 1,33 m de altura. Atualmente a marca está desenvolvendo um substituto para o Murciélago, atual mola mestra da Lamborghini, em seu rastro o Estoque poderia surgir como uma versão ‘king size’ do novo superesportivo, que promete ser o novo “touro bravo” da marca criada por Ferruccio Lamborghini.






Lamborghini Estoque: ainda é um conceito, mas pode vir a se tornar realidade logo, logo...



Maserati Quattroporte




Ao lado do Mercedes CLS, este é um dos modelos pioneiros da nova safra que juntam o conforto e a esportividade em um carrão com as duas portas extras. O modelo segue a família dos sedans da marca do tridente, e é o único superesportivo com quatro portas de uma fábrica sempre ligada a carrões super esportivos.

O modelo é oferecido em três versões, sendo elas a Quattroporte, Quattroporte S e Quattroporte Sport GT. Todas dotada de motores V8, que variam entre 4244 cc , na versão Qauttroporte, e 4,691 nas demais versões. As potências também variam entre 400 cavalos, 430cv e 440, respectivamente.

As performances são impressionantes, na versão Quattroporte, o esportivo faz de 0 a 100 km em apenas 5.6segundos, e alcança uma velocidade máxima de 270 km/h, já a versão Quattroporte S, o tempo da aceleração cai para 5,4 segundos e a velocidade aumenta para 280 km/h. A versão Top, leia-se Sport GT, faz de 0 a 100 km em 5,1 segundos e tem máxima de 285 km/h.

O modelo da Maserati já atravessa quase meia década com a carroceria atual, alguns retoques estilísiticos foram aplicados ao modelo, que possivelmente receberá reformas em breve, tanto para se manter no mercado, como para mostrar fôlego face aos novos integrantes desse seleto grupo dos carrões com quatro portas, e motores super potentes.





Maserati Quattroporte: único que está no plano real dos sedans esportivos com quatro portas, porém com mais cara de sedan de luxo que de superesportivo, salva a versão Sport GT( a das fotos acima)! 
 
* Este post teve a colaboração do Felipe Madsen, do fabuloso blog Carro de Corrida.
 
 Obrigado, e um bom Domingo!

3 comentários:

Tohmé disse...

BAlo, ficou muito legal o novo formato.

Vamos lá quanto ao post: À excessão da Maserati, todos os outros são muito semelhantes.

Sugiro que coloque o primeiro de todos: Astom Martin LAgonda.

Alysson Prado "Balo" disse...

Valeu Tohmé, vou fazer o próximo falando do lagonda, De tomaso Deauville e outros carrões, incluindo os carrões de quatro portas ou tentativas da indústria das máquinas de sonho do passado.


Obrigado e abs.

Leandro Castro disse...

Cara, acho que esse novo "filão" que o mercado descobriu esta sendo bem servido. O Panamera é fenomenal, mas não gosto muito do seu desenho, acho que ficou muito "911", sacou?

O Aston Martin tem mais classe no desenho. Dá vontade de ter só para desfilar.

A Maserati, coitada, chega ficar datada, ainda mais se colocada perto do Lambo, que sempre vai apresentar um design bem mais instigante e radical.

Ótimo post.

Abraços