segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Detroit: Ford revive Ford GT em conceito e pretende lançá-lo em breve!



Doze anos depois de chocar os fãs de superesportivos com o conceito do fantástico Ford GT 40, e seu posterior lançamento dois anos depois sob o nome Ford GT, a gigante norte-americana revela um possível substituto para a lacuna deixada pelo modelo.  A menos é o que vislumbra o conceito que a Ford está mostrando na edição 2015 do Salão de Detroit, aberto a imprensa neste domingo, 11.

Depois das crises da indústria automotiva entre 2008 e 2010, os superesportivos parecem ter voltado com toda força às linhas de produção dos fabricantes norte-americanos, que utilizaram várias estratégias de logística para se manterem na ativa e dar continuidade a lançamentos, muitos deles engavetados e agora revistos e em vias de produção.

Se por um lado a crise havia feito a poderosa indústria norte-americana encerrar seus cavalos de batalho, as manobras de mercado mostraram ser possível deixá-los na corrida, foi assim que a Chrysler deixou de produzir o Viper pela Dodge e criar a divisão de superesportivos SRT, e fez a Ford e a General Motors, apostar em seus pony cars, Mustang e Camaro, que no início do século XXI, corriam o risco de serem descontinuados.




Mas voltando ao conceito apresentado pela Ford, o futuro GT apresenta linhas aerodinâmicas que lembram os antigos modelos da linha, porém ser quase que uma cópia melhorada, como a versão de 2004, e bem mais próximos dos Gran Turismo atuais como os modelos italianos da Ferrari e Lamborghini, visto pela grande tomada de ar lateral que segue até a coluna B, quanto as salientes lanternas traseiras redondas, os grandes dutos de escapamento centrais e o motor central que fica emoldurado pelo vidro traseiro e persianas laterais, que desta vez será um V6 Ecooost TwinTurbo, capaz de desenvolver uma potência de 600cv, ao invés do motor 5.4 V8 que rendia nada menos que 554cv de potência.  

O interior ficou menos retro, comparado ao modelo de 2004. O painel possui instrumentos digitais, os bancos são fixos, já a coluna de direção e os pedais são ajustáveis, solução feita para acomodar as mais diversas estaturas dos condutores confortavelmente. O console central é em fibra de carbono, e o volante imita o utilizado nos carros de Fórmula 1, incluindo diversos comandos e aletas de trocas de marcha.  
  


     
O motor do conceito é similar ao utilizado pelo protótipo Daytona, apresentado pela Ford em 2013, um 3.5 litros EcoBoost, desenvolvido pela Roush Yates Racing Engines. Ano passado este motor fez as equipes Chip Ganassi Racing e Michael Shank Racing conquistarem três vitórias nas pistas norte-americanas, conquistando as 12 Horas de Sebring, Long Beach e o Circuito das Américas.





A Ford pretende colocá-lo em produção no final de 2016, para celebrar os 50 anos dos Ford GT 40 nas Pistas de Le Mans. Espera-se que no futuro GT ele também possa garantir alguns pódios em campeonatos dentro e fora dos Estados Unidos, retomando a verdadeira vocação dos históricos GT40, que deixou as favoritas Ferrari e Porsche comendo poeira na famosa prova francesa. 


Fonte |  Motor Authority

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