quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Mercedes F 015 Luxury in Motion, o futuro autônomo dos carros de luxo




O futuro será autônomo. Ao menos é o que esperam alguns fabricantes de automóveis. Depois que o Google revelou seus planos de produzir um carro que se autodirigisse, muitos fabricantes também passaram a desenvolver ideias similares. A última palavra em automação automotiva foi apresentada na edição 2015 da CES, feira global de inovações de consumo, que aconteceu entre os dias 6 e 9 de janeiro, em Las Vegas.

O presidente do Grupo Daimler, Dieter Zetsche, revelou ao mundo o conceito F015 Luxury in Motion, da Mercedes-Benz. A marca já busca meios de produzir o modelo a médio prazo, uma das questões que impede os fabricantes de levarem os autônomos a diante, são legislações para este tipo de veículo, que assim como os conceitos, ainda não viraram realidade.






Embora espera-se que com o desenvolvimento desses veículos acabe criando revoluções, não apenas no modo de condução, como também na melhoria da segurança rodoviária e no modo da concepção do próprio automóvel, que hoje necessita de um condutor para que possa ser acionado, e no universo dos autômatos, basta o condutor, que passa a ser passageiro, definir a rota e o destino para que o automóvel faça todo o resto sem o auxílio do corpo humano para guia-lo.

Pode parecer um conto de ficção científica, mas a própria Mercedes-Benz, já vem trabalhando em sistemas avançados de assistência ao condutor em alguns de seus modelos da atual linha, comandos semiautônomos, como sistema de freios automáticos em caso de riscos de acidentes, aviso de postos de manutenção mais próximos, sistema automático de estacionamento e outros itens que não necessitam diretamente da intervenção do condutor.






O Mercedes F015 Luxury in Motion, apresenta um design um tanto diferente dos automóveis atuais. A carroceria se assimila a de uma van, porém com um perfil mais baixo e ampla área envidraçada. Visto de lateral parece não haver vidros nas quatro portas, devido ao tratamento espelhado que se confunde com a pintura da carroceria.

Só sabemos que trata-se de um Mercedes-Benz, graças a reluzente estrela de três pontas presente na grade que acende integralmente com os faróis, formado por um grupo de cinco bacilos. A traseira exibe um conjunto único de lanternas, no para-choque uma espécie de extrator imita a grade dianteira, e dispostos do mesmo lado que os faróis dianteiros, estão as luzes de freio.





Comodidade a bordo, talvez esta senha sido a ideia principal do F 015. A marca de Stuttgart vislumbra um futuro onde não haja a necessidade de um condutor, e que o carro acabe servindo como uma espécie de cômodo móvel. Enquanto o automóvel segue o roteiro definido, no interior seus ocupantes podem aproveitar ao máximo da viagem, ou utilizar a cabine para realizar trabalhos, reuniões, etc.

Os bancos envolventes e os da primeira fila, podem girar 30 graus para fora, quando as portas estão abertas. Por falar em portas, estas abrem assimetricamente, o que facilita a entrada e saída dos ocupantes, uma realidade já vista nos carrões de luxo atuais.      






Quanto a tecnologia, tudo é soberbo no Mercedes F 015. Além da automação no modo de conduzir o modelo, o carro literalmente interage com seus ocupantes, que podem literalmente brincar com as telas dos vários painéis no interior do veículo, como também podem utilizar vários recursos de conectividade e comunicação poderão ser sincronizados com o sistema operacional que gerencia este conceito.



Quanto a motorização, a marcva não divulgou detalhes, apenas que tratar-se de um propulsor elétrico, mas com tantas outras inovações que o modelo traz, difícil é você se preocupar como o carro se locomove, e apenas curtir o itinerário da viagem, seja ele longo ou curto. 


Fonte  |   Al Volante.it

Nenhum comentário: