Quando chegou ao mercado em 1994,
o Audi A8 era um carro inovador, tanto que foi lançado como o primeiro modelo
do mundo com carroceria de alumínio, desenvolvida através do conceito Space
Frame desenvolvido pela marca alemã, no início da década de 1990 e que chegou
às ruas na versão top de linha da fabricante de Ingolstadt. Nesta terça-feira,
11, a Audi apresentou em Barcelona, na Espanha, a versão 2019 do emblemático
modelo lançado vinte e três anos atrás e que até hoje impressiona o meio
automotivo.
Externamente, o modelo recebe a
nova identidade visual da Audi. A quarta geração do sedã de luxo, traz linhas
conservadoras, mas ao mesmo tempo atualizadas. O estilo bocão continua a dar as
cartas na dianteira dos modelos da casa alemã. Já a traseira exibe uma lanterna
contínua, que segue a tampa do porta-malas, similar a utilizadas em modelos como
o SRT Charger e a nova geração dos sedãs de luxo das marcas sul-coreanas.
Não apenas as aerodinâmicas da
plataforma MBL do grupo Volkswagen saltam aos olhos, mas também itens como o
inovador sistema de navegação AI, que tem pretensões de ser o primeiro sistema
de condução autonomo nível 3 para veículos de rua, podendo ser acionado através do
modo convencional táctil ou por comando de voz. A interface digital pode ser
acionada através da tela sensível de 10,1 polegadas localizada no centro do
console, elegantemente trabalhada para compor um belo conjunto no interior da
cabine, há ainda uma tela inferior que funções como os comandos do ar-condicionado
e também pode transmitir e receber mensagens de texto.
O inovador sistema AI atua como
um verdadeiro mordomo, apresentando ao condutor formas de utilizar o sistema,
bem como também faz sugestões de pesquisas inteligentes de tráfego, baseado nas
preferências do proprietário ou de acordo com os históricos das últimas
viagens. Já a carroceria é feita tendo como base a plataforma MLB. Embora esta
plataforma do Grupo Volkswagen faça uso da tração dianteira, no A8 ela chega
com tração integral de série e a inovadora carroceria Space Frame, hoje é
composta por 58% de alumínio, além de componentes como aço, magnésio e o
composto CFRP (plástico reforçado com fibra de carbono), sobretudo na parte
traseira do veículo, contribuindo em 33% na rigidez da carroceria do A8 2019.
O A8 2019 chegará as lojas em
2018, e deve ser oferecido com os motores 3.0 V6 a gasolina e a diesel, um
deles turbo com potência de 340cv, e mais tarde o 4.0 V8, também com as mesmas
opções de combustíveis, que descarrega uma potência de 460cv na versão a
gasolina. O A8L ( VERSÃOalongada), contará com um 6.0 W12 e a versão S contará
com um motor híbrido composto por um V6 à gasolina e um motor elétrico de 48 volts,
capazes de desenvolver 490 cavalos de potência no modo combinado, o modo
elétrico tem autonomia de até 48 quilômetros por carga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário